Doutor Pedro Araújo participa do 4º Congresso Baiano de Vereadores(as) em Salvador

O advogado Doutor Pedro Araújo está participando do 4º Congresso Baiano de Vereadores(as), realizado em Salvador. O encontro, que acontece entre os dias 11 e 13 de março de 2026, reúne vereadores, lideranças políticas e especialistas para discutir o fortalecimento do Poder Legislativo municipal. O congresso está sendo realizado no auditório do Fiesta Bahia Hotel e tem como tema “Legislativo forte é Legislativo capacitado”, com uma programação voltada à qualificação, troca de experiências e aprimoramento das práticas legislativas nas Câmaras Municipais. Durante o evento, Doutor Pedro Araújo registrou encontros com diversas figuras públicas ligadas ao Legislativo e lideranças políticas de diferentes municípios baianos. Em suas redes sociais, ele destacou a importância do momento de aprendizado e integração entre os participantes. “Ao lado de grandes mestres: aprimorando e distribuindo conhecimento sempre”, afirmou o advogado ao comentar sua participação no congresso. A programação do evento também contou com a presença de autoridades e representantes institucionais, entre eles a presidente da União dos Vereadores da Bahia, Edylene Ferreira. Promovido pelo Instituto Plenarium, o congresso se consolidou como um dos principais encontros de qualificação e debate sobre o fortalecimento do Legislativo municipal na Bahia. O evento chega ao seu último dia nesta sexta-feira (13), reunindo representantes de diversas cidades do estado.
Fortalecer as Câmaras é Fortalecer a Democracia”: Carlos Muniz defende união de vereadores e critica impacto de emenda constitucional

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), defendeu a união dos vereadores baianos para buscar, junto a deputados federais, a revisão da Emenda Constitucional nº 109/2021. Segundo ele, a medida tem gerado impacto financeiro para os legislativos municipais ao determinar que as câmaras passem a arcar com parte das despesas de servidores aposentados, criando um novo peso orçamentário para os municípios. A declaração foi feita durante a abertura do 4º Congresso Baiano de Vereadores, realizada nesta quarta-feira (11), no Fiesta Convention Center, em Salvador. O evento, promovido pelo Instituto Plenarium, reuniu parlamentares de diferentes regiões da Bahia, além de servidores públicos e representantes da sociedade civil. Durante o discurso de abertura, Muniz destacou que o congresso representa mais do que um encontro institucional. Para ele, o espaço é fundamental para promover o diálogo, a troca de experiências entre os parlamentares e o fortalecimento da atuação dos legislativos municipais. “O vereador é, muitas vezes, o primeiro agente público procurado pelo cidadão”, afirmou. De acordo com o presidente, é no contato direto com a população que surgem as principais demandas da comunidade, especialmente em áreas essenciais como saúde e educação. Muniz também ressaltou o papel estratégico das câmaras municipais dentro do sistema democrático brasileiro. “Empoderar as câmaras municipais é fortalecer a democracia brasileira”, declarou, reforçando a importância da valorização do trabalho dos vereadores. O 4º Congresso Baiano de Vereadores segue com debates e atividades voltadas ao fortalecimento do legislativo municipal e à discussão de desafios enfrentados pelas câmaras em todo o estado.
Presidente da Câmara de Sobradinho volta à prisão após descumprir medidas da Justiça

O presidente da Câmara de Vereadores de Sobradinho, no norte da Bahia, Edson Cardoso dos Santos (PSD), conhecido como “Cachoeira do Bolo”, voltou a ser preso após descumprir medidas cautelares impostas pela Justiça. O vereador é investigado pela Polícia Civil por suspeita de fraudes em processos licitatórios e desvio de recursos públicos no município. Ele havia sido preso em flagrante no dia 25 pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e também era alvo de mandado de prisão temporária por organização criminosa, peculato, contratação ilegal e frustração do caráter competitivo de licitação. Edson Cardoso foi colocado em liberdade provisória no dia 1º de março, mas, segundo as autoridades, descumpriu as condições impostas pela Justiça. Diante da situação, o Ministério Público da Bahia solicitou a prisão preventiva, que foi cumprida após o vereador se apresentar à delegacia. As investigações apontam que o grupo investigado simulava processos licitatórios para beneficiar empresas previamente escolhidas, sem concorrência pública. Em alguns casos, os serviços contratados sequer eram realizados. Por decisão judicial, Edson Cardoso foi afastado do cargo por 90 dias para evitar interferências nas investigações. Outros suspeitos, entre servidores, empresários e agentes políticos, também são investigados no caso. Fonte: G1
Câmara de Ponto Novo realiza sessão solene histórica e homenageia lideranças com Título de Cidadão Pontonovense

A Câmara Municipal de Ponto Novo promoveu, na noite desta quarta-feira, uma sessão solene que reforçou o compromisso do Legislativo com o desenvolvimento do município. O evento reuniu autoridades, lideranças políticas e a população em um momento de reconhecimento e valorização. Estiveram presentes a prefeita Dra. Fabiane, o vice-prefeito Adelson, o ex-prefeito Dr. Thiago Gileno, além de secretários municipais e demais representantes da comunidade. Durante a cerimônia, foram entregues Títulos de Cidadão Pontonovense ao senador Ângelo Coronel e ao deputado federal Diego Coronel, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade. A homenagem ao senador foi proposta pelo vereador Arnóbio Carneiro, enquanto a indicação ao deputado partiu do presidente da Câmara, Michel Jonathan. As duas honrarias foram aprovadas por unanimidade. Em seu pronunciamento, Michel Jonathan destacou a importância da união entre os parlamentares e ressaltou que o reconhecimento simboliza gratidão a quem contribui diretamente para o crescimento de Ponto Novo. Fonte: Camaradepontonovo
Paulo Azi defende fim da escala 6×1 com medidas para proteger empresas e ampliar diálogo no Congresso

O debate sobre o fim da escala 6×1 ganhou novo capítulo na Câmara dos Deputados. Relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da redução da jornada de trabalho, o deputado federal baiano Paulo Azi (União Brasil) afirmou que a mudança pode representar avanço para os trabalhadores, mas defendeu a construção de alternativas para evitar prejuízos aos setores mais intensivos em mão de obra. Segundo o parlamentar, a participação do governo federal será decisiva para equilibrar os impactos econômicos da proposta. “Há segmentos em que o peso da mão de obra no custo de produção é muito elevado. Dependendo do formato da redução, o impacto pode ser mais forte nesses setores”, pontuou. Estudos divulgados por entidades do setor produtivo reforçam a preocupação. Levantamento do BTG Pactual indica que a diminuição da jornada pode provocar impacto negativo entre 3% e 3,5% no Ebitda de empresas da área de saúde, acendendo alerta sobre possíveis reflexos nos custos operacionais. Azi argumenta que o governo pode propor soluções consensuais para mitigar os efeitos da medida, evitando que a conta recaia exclusivamente sobre determinados segmentos econômicos. Para ele, a discussão precisa avançar com diálogo amplo e responsabilidade fiscal. O deputado também saiu em defesa do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que optou por tratar o tema por meio de PEC, e não por projeto de lei, como defendia o governo. Segundo Azi, o modelo de emenda constitucional exige maior quórum e amplia a necessidade de construção de consenso no Congresso Nacional. A proposta segue em tramitação na Câmara dos Deputados e deve intensificar o debate entre governo, parlamentares e representantes do setor produtivo nas próximas semanas. Fonte: Bahia.ba | Seu portal de notícias com 40 anos de credibilidade Imagens: Redes sociais de Paulo Azi
Educação como Prioridade: Severiano Alves Reafirma Compromisso com o Futuro da Bahia em Entrevistas

O deputado Severiano Alves concedeu, nesta semana, duas importantes entrevistas à Rádio Metropolitana FM 100,7 e à CBN, nas quais destacou sua trajetória política, sua atuação parlamentar e o compromisso histórico com o PDT. Durante as conversas, o parlamentar relembrou sua caminhada na vida pública, marcada pela defesa firme da Educação como prioridade absoluta. Severiano ressaltou sua luta em favor dos professores da Educação Básica, afirmando que investir na valorização do magistério é investir diretamente no futuro do Brasil. O deputado também evidenciou o momento de fortalecimento do PDT na Bahia sob a presidência do deputado federal Félix Mendonça Júnior. Segundo ele, a condução do partido tem sido pautada pelo diálogo, firmeza e espírito democrático, ampliando a presença da legenda em diversas regiões do estado. Na condição de Secretário-Geral da sigla na Bahia, Severiano destacou a importância do trabalho coletivo desenvolvido pela executiva estadual, com foco na formação política, valorização de lideranças locais e construção de um projeto sólido para o futuro baiano. Para ele, união, alinhamento e compromisso com as bandeiras históricas do trabalhismo têm sido pilares desse novo momento do partido. Durante as entrevistas, o parlamentar também apresentou um resumo de seu livro Escola de Tempo Integral, reforçando a importância do modelo para a formação integral dos estudantes. Segundo Severiano, a proposta vai além da ampliação da carga horária, representando uma transformação pedagógica que amplia oportunidades, fortalece vínculos e promove cidadania. Ao encerrar, o deputado reafirmou que continuará defendendo a Educação como eixo central do desenvolvimento social e econômico do país, consolidando sua atuação política em torno de um projeto que prioriza pessoas e oportunidades. Fonte: severianoalves2024
Salvador sedia 4º Congresso Baiano de Vereadores e reforça capacitação do Legislativo municipal

Entre os dias 11 e 13 de março de 2026, Salvador será palco do 4º Congresso Baiano de Vereadores(as), evento que reunirá parlamentares municipais, lideranças políticas e especialistas de diversas regiões do estado para debater o fortalecimento do Poder Legislativo. Com o tema “Legislativo forte é Legislativo capacitado”, o congresso acontecerá no auditório do Fiesta Bahia Hotel e tem como objetivo promover atualização, troca de experiências e aprimoramento das práticas legislativas, contribuindo para uma atuação mais eficiente nas Câmaras Municipais. A programação contará com a Mesa de Abertura formada por autoridades e representantes institucionais, entre eles a presidente da União dos Vereadores da Bahia, Edylene Ferreira, presença confirmada no evento. Reconhecida por sua atuação em defesa do parlamento municipal, a dirigente destaca-se pela articulação política em prol da valorização dos vereadores e vereadoras baianos. O congresso é uma realização do Instituto Plenarium, com apoio institucional da União dos Vereadores da Bahia, além de outras entidades públicas e legislativas. De acordo com os organizadores, o encontro já se consolidou como referência no estado, fortalecendo o debate democrático e incentivando a qualificação contínua dos agentes do Legislativo municipal. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelos canais oficiais do evento.
Vereador de Bofete é preso após condenação definitiva por estupro de vulnerável

O vereador de Bofete (SP) Benedito Aleixo da Silva, o Dito Motorista (Republicanos), foi preso na manhã desta quarta-feira (11) pela Polícia Civil após condenação definitiva por estupro de vulnerável. Os crimes ocorreram entre 2013 e 2019. O processo tramita sob sigilo, mas foi apurado que as vítimas tinham 10, 13 e 14 anos na época dos fatos. Em primeira instância, a pena foi fixada em 29 anos de prisão, posteriormente reduzida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para 22 anos, um mês e 15 dias de reclusão. O parlamentar respondia em liberdade e foi detido em sua residência. A ação tramitou na comarca de Barueri. A defesa afirmou que a condenação se baseou principalmente na palavra das vítimas e informou que avalia medidas judiciais cabíveis. Eleito em 2024 com 297 votos, Dito Motorista integra a Câmara de um município com pouco mais de 10 mil habitantes. A Casa foi procurada, mas não se manifestou até a publicação desta matéria. Fonte: jornaldebrasília
Ana Bonfim assume vaga na Câmara de Senhor do Bonfim após morte do vereador Netinho do Táxi

Após o falecimento do vereador Netinho do Táxi, a suplente Ana Bonfim assumiu oficialmente a vaga na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim. A mudança ocorre conforme prevê a legislação eleitoral, garantindo a continuidade dos trabalhos no Legislativo municipal. Com a posse, Ana Bonfim passa a integrar a Casa Legislativa, representando a população bonfinense e dando seguimento ao mandato anteriormente ocupado pelo parlamentar. A Câmara reforça que o processo de substituição segue os trâmites legais e assegura o pleno funcionamento das atividades legislativas no município. Familiares, amigos e a comunidade local seguem prestando homenagens ao vereador Netinho do Táxi, reconhecido por sua atuação e serviços prestados à população de Senhor do Bonfim. Fonte: Pindobanews
Morre o vereador Netinho do Táxi, aos 42 anos, em Senhor do Bonfim

Morreu por volta das 11h da manhã desta segunda-feira (09), aos 42 anos, o vereador Joaquim Inácio de Sousa Neto, conhecido popularmente como Netinho do Táxi, em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. O parlamentar faleceu em sua residência, no bairro Alto do Cigano. Netinho enfrentava uma dura batalha contra um câncer na vesícula e no fígado. Recentemente, também havia sido diagnosticado com uma trombose nas pernas, que acabou evoluindo para uma embolia pulmonar, agravando seu quadro de saúde. Natural de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, Netinho chegou ainda criança à Bahia e construiu em Senhor do Bonfim uma trajetória marcada pelo trabalho, pela superação e pelo compromisso com a vida pública. Iniciou sua vida profissional muito cedo e encontrou na profissão de taxista uma forma de sustento e, ao mesmo tempo, de proximidade com a população — vínculo que marcaria toda a sua atuação política. Eleito vereador em 2020 pelo partido Republicanos, Netinho do Táxi se destacou na Câmara Municipal pela defesa de causas sociais e pela atenção constante às comunidades mais carentes do município. Em 2024, foi reconduzido ao mandato com votação expressiva, consolidando sua liderança popular. Durante sua atuação legislativa, apresentou projetos e moções voltados às áreas de saúde, educação, esporte e assistência social, além de pautas relacionadas à melhoria do atendimento a pacientes em tratamento fora do domicílio. No mesmo dia do falecimento, estava programado no município um evento com a presença da secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, e do secretário Adolfo Loiola. O encontro foi encerrado com uma coletiva de imprensa para os veículos de comunicação, em meio à comoção causada pela notícia da morte do vereador. O prefeito Laércio Júnior e o vice-prefeito Eliseu Rios manifestaram profundo abalo e pesar pelo falecimento de Netinho do Táxi, destacando sua trajetória de dedicação ao povo bonfinense e sua contribuição para a política local. A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim deverá divulgar, nas próximas horas, informações sobre velório, sepultamento, possíveis homenagens oficiais e eventual decretação de luto institucional.